Como escolher um ERP? 11 dicas para te ajudar!

Não é de hoje que muitos empresários acabam se perdendo na gestão e no controle de suas empresas.

Um bom sistema de gestão ERP pode ajudar na sua rotina de gestão, fornecendo relatórios, gráficos e indicadores que apresentam informações valiosas para tomada de decisão, agilizando todo o processo.

Vamos dar 11 dicas pra te ajudar a escolher (ou trocar) o sistema:

1 – Visitar a empresa que será a possível fornecedora: sabe aquela frase “só acredito vendo”? Com este intuito, investigar pessoalmente suas instalações, verificar se possui um ambiente agradável de trabalho – funcionário feliz, atende feliz =) e como é sua estrutura de suporte, contam pontos positivos na escolha da empresa que irá te atender. Verifique também quais os locais de atendimento (se for dentro da sua cidade ou representantes), formas de contato e se há quantidades de atendimentos para garantir que não fique na mão quando precisar. Falaremos de atendimento de suporte em outro post dedicado a isso.

2 – Perceber como será o acesso à gerência e diretoria: vai que um dia você quer trocar uma idéia – sugestão, crítica, elogio, parceria – com a diretoria, como faz? É importante saber, caso isso seja necessário mais para frente.

3 – Assistir pessoalmente uma demonstração do sistema. por se tratar de um serviço, é muito importante que você veja… o serviço! Durante a demonstração verificar o conhecimento da pessoa que demonstra – ela tem que te passar total segurança de que o sistema irá aderir às suas necessidades. E não tenha medo ou vergonha de perguntar! Tirar todas as dúvidas faz parte do processo e te dá paz pra decidir.

4 – Caso tenha que ser feita alguma customização, orienta-se que seja pouca e que esta esteja detalhada na proposta e muito bem alinhada quanto ao seu prazo de entrega.

5 – Verifique a quanto tempo a empresa está no mercado e se possui alguns cases de sucesso. Aqui é uma dica que eu quero que prestem atenção: quando você já tem referências no mercado, ainda mais de empresas que são de mesmo segmento, não te dá mais confiança? Uma empresa que está há mais tempo consolidada no mercado, pode ter um expertise diferenciado. Quer alguns exemplos? Clica aqui!

6 – “Um software vale senão pela sua manutenção”. Porque algumas empresas cobram mensalidades? A produtora do ERP mantém a garantia da evolução do sistema com as novas versões atendendo as novas legislações além de dispor de suporte ilimitado. (Tome cuidado com os custos adicionais, veja se haverá algum custo para ter suporte e como ele será prestado: Virtualmente, via fone ou presencial). É por tudo isso que tem mensalidade.

7 – É importante que a proposta seja apresentada por escrito e que nela esteja bem detalhado como serão executados os serviços e qual o escopo total do projeto, pra não ter surpresas.

8 – Verificar se a empresa possui uma metodologia de implantação.  O que é metodologia? O nome já diz: mé-to-do! É a forma como será planejado, implantado e treinado. É todo um cronograma com o os prazos e tempos necessários para que o cliente faça a “virada” com segurança e possa evoluir na utilização do software. Deixar combinado por escrito quantos horas de treinamentos serão entregues durante a fase de implantação.

9 – Não esqueça de deixar combinado por escrito para quantos CNPJ e para quantos usuários o contrato está sendo firmado, ok?!

10 – “Quanto mais você investir no namoro, mais tempo o casamento irá durar”, não tenha preguiça, se necessário for, faça mais de uma visita e mais de uma reunião/demo, procure envolver todos os principais colaboradores da sua empresa, isto para que se tenha certeza de que nenhum processo ficou de fora. Envie a este possível fornecedor os modelos dos principais relatórios que se pretende utilizar para garantir a existência dos mesmos da forma mais semelhante possível.

11 – Definir se vai ser feita conversão de dados inicial. Se sim, de que cadastros ? Clientes, fornecedores e produtos? É realmente imprescindível converter? Em muitos casos (vividos), o cliente prefere reavaliar os cadastros existentes fazendo tudo novo, deixando certinho e bonitinho no novo sistema.

 

Com estas dicas, você já estará um pouco mais ciente e esclarecido sobre software ERP

E caso ainda tenha dúvidas, não se acanhe, pode me ligar ou mandar e-mail, que estaremos de prontidão pra te atender.

Um abraço e até a próxima.