CRM

O QUE É CRM? QUE BENEFÍCIOS POSSO TER COM ESTA PRÁTICA?

Há alguns posts, falamos sobre a importância do CRM (clique aqui para ler) para uma empresa. Mas afinal, na prática como funciona? O que é CRM?

O CRM é uma sigla em inglês e significa Customer Relationship Management, ou seja, é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. O conceito aqui é que os clientes são os maiores ativos de uma empresa, então suas informações devem estar sempre atualizadas e em um só lugar de fácil acesso.

Trocando em miúdos, se é a gestão do relacionamento com o cliente, então podemos dizer que precisamos ter acesso e manter sua informações atualizadas. Isto trará inúmeros benefícios para a sua empresa através das ações que serão tomadas com base nos dados e informações sobre a sua carteira de clientes. Alguns possíveis benefícios:

  1. Melhore o relacionamento com os seus clientes: esteja preparado antes de falar com um cliente – consulte as informações dele. Você deve ter acesso rápido a todas as compras que ele fez, que preço pagou, que produtos levou, que transportadora foi utilizada, que forma de pagamento prefere, possíveis devoluções, se possui pagamentos em aberto, etc… No Amplus ERP estas informações estão no próprio cadastro do cliente.
  2. Busque uma equipe comercial mais integrada: um vendedor poderá saber até onde o outro vendedor já avançou, lendo os apontamentos feitos no diário de bordo, evitando desgaste por parte do cliente para informar o que já foi feito.
  3. Aprimore o controle das suas vendas: com o Amplus B.I. (Business Inteligence) fica fácil de ser analisado o comportamento dos clientes e vendedores. Enxerga-se o volume dos pedidos e o comportamento de compra, frequência de compra, ticket médio, sazonalidade de compra, quais as formas de pagamento, devoluções… Tudo isso a partir de gráficos e relatórios que vão te ajudar a tomar decisões estratégicas nos lançamentos.
  4. Acompanhe e Monitore os resultados gerais e vendas: como o comercial precisa estar atento aos resultados que cada vendedor fez ao longo do mês ou da semana, com o CRM em conjunto com o B.I. você consegue ter essa mensuração para entender como está a qualidade do trabalho e propor treinamentos ou mudanças no quadro de colaboradores, na prática ou até nas estratégias de venda.
  5. Tenha mais assertividade de vendas: ao realizar reuniões ou telefonemas para fechar uma venda, toda empresa acaba tendo algum custo. Por isso, esse ciclo deve ser reduzido ao máximo, a informação é a ferramenta mais importante para que essa assertividade seja uma crescente, transformando com eficiência cada vez mais prospectos em novos clientes.

No Amplus-ERP de certa forma, o CRM está espalhado em todo o sistema; vc pode pegar uma lista de prospectos e ir cadastrando com os dados básicos, registrando tudo o que foi falado nas interações. Os dados como cnpj, inscrição estadual, etc, normalmente serão fornecidos após um certo período de confiança, assim, só depois finalizará o cadastro completo para fins de emissão de Nota fiscal. No AMPLUS-ERP vc não perde tudo o que foi falado antes, acompanhando o seu cadastro e este será o momento da positivação.

O agendamento também funciona de forma espalhada no sistema: em várias telas ele pode ser encontrado na tree view do lado esquerdo – se vc enviou uma amostra para um cliente e precisa aguardar uma semana para chegar via correio para saber se ele gostou, ou se um cliente pediu para dar retorno na semana seguinte, pois o estoque dele estará acabando, ou mesmo em uma ação de cobrança no financeiro e ele te pedir para um prazo para vc dar retorno  para ter o valor a ser pago… nestes casos vc pode criar um agendamento e quando chegar a data o sistema Amplus vai te avisar que esta tarefa precisa ser executada.