ESTOQUE

Hoje vamos falar de um estoque bem administrado. Afinal o que é isto?

E-S-T-O-Q-U-E.

Te deu um gelinho ai? Este palavrão aí pode ser uma pedra no sapato de várias empresas. Mas…. sempre tem o mas… vamos voltar lá nos primórdios onde surgiu a ideia de estoque.

Os primeiros conceitos surgiram no Japão que tinha acabado de sair derrotado de uma guerra a qual destruiu quase que por completo todas as suas estruturas de produção (estamos falando de meados dos anos 60 – aula de história modo ativar). Nessa época, um senhorzinho que trabalhava na Toyota pensou um pouco “fora da caixinha” e inovou implementando o conceito Just In Time (JIT). Segundo este conceito a indústria não mais precisava ter grandes espaços de armazenagem, nem grandes estoques para ser competitiva assim como fazia a FORD nos USA, ele pensou numa forma de que a Indústria conseguiria medir o que ela iria precisar produzir e assim coordenar a produção com a demanda minimizando ao máximo os estoques a maior.

Eis que estamos 50 anos pós Toyotismo (aposto q se lembrou das aulas e se duvidar até da professora), e muita coisa mudou, principalmente em termos tecnológicos, como máquinas, processos e também em software, em que é possível analisar estoques mínimos através de um relatório e sugerir as compras além de manter informações de média de vendas pretéritas de cada produto.

Trazendo este ensinamento para nossa realidade do dia a dia, manter os controles de estoques é essencial, para ter informações sobre a demanda que o mercado tem do seu produto, reduzindo os excessos ou faltas de estoque o que podem gerar prejuízos seja por custos de armazenagem desnecessários ou por perda de vendas por falta de produto, sendo de fundamental importância para o Sucesso das empresas. É um dos pilares que sustentam os resultados positivos e garantem a eficiência da empresa, (afinal: como todos sabem, mercadoria sem giro é dinheiro parado). Saber fazer este monitoramento pode ser a chave entre o lucro e o prejuízo que será apurado no final do Mês e um software de gestão poderá te ajudar nesta tarefa.